quinta-feira, 9 de setembro de 2010


Neste livro, os autores, Steven Levitt e Stephen J. Dubner fazem um paralelo diferente e bem humorado entre a economia e vida social. Com um olhar diferente do mundo e com exemplos “quase” surreais, ele mostra a matemática de forma prática a fim de esclarecer o paralelo causa/efeito na sociedade.


Capitulo 3 – Por que os traficantes continuam morando com as mães?

Neste capitulo os autores mostram como a “Sabedoria convencional” formam verdadeiros mitos em nossas cabeças... O autor cita como exemplo: 3 milhões de americanos sem teto, o caso Listerine, Bush e as armas de destruição em massa no Iraque, além de outros...

Ponto principal do capitulo e igualmente controverso... Como surgiu o boato de que traficantes de crack são endinheirados?

Steven Levitt e Sudhir Venkatesh(estudante que viveu por alguns anos junto a uma gang e conseguiu informações preciosas), escreveram a tese que explica como a organização em uma gang de garotos se assemelha a organização de uma grande empresa capitalista. Onde ao contrário do que diz o mito, a base da pirâmide(os que ganham pouco), é muito mais larga do que o seu topo(os que ganham muito), Onde sabemos que para alcançá-lo, é privilégio somente para alguns... Em miúdos, apenas uma parte muito pequena dos traficantes alcançarão a glória. Sobrando à grande maioria, apenas a perspectiva e o desejo pelo poder. E com isso, o autor explica o fato de que ao contrário do mito, para a maioria dos traficantes, não sobrará dinheiro para sequer bancar à sua própria casa.



O capítulo termina com outra comparação bastante curiosa e traça outro paralelo super interessante, e se relaciona com o anterior: “O que o crack de cocaína tem em comum com as meias de náilon?”. Bom... Estes detalhes... Ficarão para depois...




Reinaldo Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário