terça-feira, 28 de setembro de 2010

Reengenharia

Inovações tecnológicas e organizacionais e perda de postos de trabalho.
Nenhum setor está mais associado à Revolução Industrial do que o têxtil. Há mais de 200 anos, as primeiras máquinas a vapor foram utilizadas na Inglaterra na fiação de lã, provocando uma revolução no modo como os bens eram produzidos. Hoje, enquanto outras indústrias têm se adiantado na corrida da automação, as têxteis ficaram para trás, em grande parte como consequência do uso intensivo de mão de obra no processo de costura. (...)

Nos últimos anos, entretanto, o setor têxtil [e de confecções] começou a emparelhar-se aos outros com a introdução de práticas de produção enxuta e avançados sistemas de automação. Algumas empresas inglesas começaram a introduzir a robotização. O desenho assistido por computador reduziu de semanas para minutos o tempo para elaborar um traje. A tintura computadorizada e os sistemas de acabamento também têm sido introduzidos, assim como o uso de computadores na armazenagem, manuseio, embalagens e embarque de roupas. (...)

À medida que cada vez mais empresas renderem-se à reengenharia e à automação, até mesmo os exportadores como China e Índia serão forçados a passar dos processos de fabricação dependentes de mão de obra para métodos mais baratos e rápidos de produção mecanizada.

Automação na fabricação de roupas finas já está resultando em perda recorde de empregos.
Texto extraído de O Fim dos Empregos: o Declínio Inevitável dos Níveis dos Empregos e a Redução da Força Global de Trabalho, de Jeremy Rifkin

Um pouco sobre a Superpedido e e-book:

Superpedido Tecmedd compra parte da Xeriph
Maior distribuidora de livros impressos do Brasil passa agora a também distribuir e-books

Mercado
PublishNews - 28/09/2010 - Maria Fernanda Rodrigues

O mercado brasileiro de livro digital dá mais um importante passo com o anúncio agora da venda de 20% da única distribuidora de livros digitais com capacidade operacional hoje no Brasil, a Xeriph, para a Superpedido Tecmedd, que é a maior distribuidora de livros impressos do país.

“A Superpedido tem no catálogo 2.500 editoras e mil livrarias e vai agregar uma força comercial que nunca esperávamos ter”, disse Duda Ernanny, proprietário da Xeriph e da Gato Sabido, a primeira e-bookstore brasileira. De fato, a construção de um catálogo de livros eletrônicos, sobretudo de obras brasileiras, é o maior desafio para a consolidação desse mercado digital e o contato mais próximo entre a Xeriph e os clientes da Superpedido será imprescindível para aumentar a oferta de livros nacionais em formato digital.

Outra grande vantagem da parceria é para as pequenas e médias livrarias, que pelo alto investimento tardariam a vender livros digitais, ou nunca chegariam a fazê-lo. Com este novo negócio que nasce hoje, oferecer e-books aos clientes vai ser uma realidade. “Como temos uma participação muito boa e prestamos muitos serviços às livrarias, temos que ajudar as menores”, disse Gerson Ramos, diretor comercial da Superpedido. “A Xeriph está avançada na parte técnica. A Superpedido Tecmedd tem um bom relacionamento comercial com editoras e livrarias. Essa parceria vai ser fundamental para o futuro do livro digital no Brasil”, completou.

Como funciona a Xeriph
Conforme explicamos em matéria publicada no dia 22 de julho, o custo do serviço da Xeriph para livrarias é zero. Para as editoras há duas alíquotas diferenciadas. Se venderem para uma livraria que já tenha DRM proprietário, pagam 2% do preço de capa pelo serviço de distribuição. Quando a venda for para uma livraria que utilize o DRM da Xeriph, pagam 5%. Com o sistema, as editoras terão total controle do que foi vendido e poderão até fazer alterações no livro.
De maneira resumida, o processo funciona assim:

1. Editora - faz o upload automatizado dos seus e-books, sem interferência humana, direto no servidor da Xeriph, e preenche um cadastro completo (título, autor, tradutor, páginas, isbn, preço etc.)

2. Livraria - acessa o site da Xeriph (login e senha) e consulta os catálogos das editoras. Seleciona os títulos desejados. Faz requisição online automática, que é direcionada à editora

3. Editora – autoriza a livraria, que recebe e-mail informando o link para cada título solicitado. O link será acessado pelo comprador no momento do download

4. Consumidor – compra o livro normalmente na e-bookstore, usando todo o sistema de venda da loja. Ao clicar no link de download, acessa diretamente o servidor da Xeriph, que imediatamente contabiliza esse download em relatório que fica disponível para a editora e para a livraria. O servidor da Xeriph controla e audita todo o processo de download.

Em caso de inadimplência de uma livraria, a editora tem total controle sobre as autorizações e pode suspender o acesso imediatamente. Com isso, o e-book fica indisponível para venda até que a editora libere novamente.

Quando a editora desejar fazer qualquer tipo de atualização em algum e-book já publicado, basta atualizar o arquivo e logo em seguida todas as livrarias que tiverem acesso a esse livro receberão a informação da atualização, que também poderá ser repassada pela livraria àqueles que compraram tal livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário