quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Palestrando sobre a "História do MKT"

Bobagem eleger a melhor palestra apresentada na semana "END". Houveram diversos tópicos abordados cada qual com o seu valor e com conteúdo apropriado para uma determinada necessidade / área.

Eu particularmente gostaria de prestigiar o professor Sérgio Ignácio, que apresentou um conteúdo bastante interessante a respeito da História do Marketing, baseado num livro escrito por ele mesmo, chamado "Desmistificando O Marketing", onde nos traz alguns dados bastante ilustrativos. O mestre Sérgio, que conhecemos da sala de aula, já está fazendo sobra ao Mr. Kotler, quem sabe um dia não rode o mundo mostrando seu trabalho.



A palestra, bem na palestra foi falado sobre a origem do Marketing, suas relações com a economia e administração clássica e a desmistificação que o Marketing era somente logística e produtividade, para a maximização dos lucros... Resalta-se que os consumidores hoje já tem boz ativa e são muito menos influenciados.
Da mesma forma mostra a evolução da concorrência e o aumento do poder de barganha dos concorrentes, devido a crescente centralização de grandes marcas na mão de poucas empresas.


Hoje tudo é Marketing, a idéia de que MKT era apenas o departamento que cuidava de artes finais e um apoio à área comercial caiu por terra. Marketing está em tudo, do presidente da empresa até o operário que coloca caixas no pallet tem envolvimento direto na estratégia de marketing da empresa, seja para definí-la ou para apoiar e garantir que tudo saia como o idealizado.

Aproveitou para falar sobre orientação de marketing  para Produção, Produto, Vendas, Cliente, Socialmente Responsável ou Societal e Holístico, trazendo um pouco de teoría para uma palestra bem descontrída, que prendeu a atenção da sala e mais uma vez, agregou conhecimento a todos.

Cheers

Nenhum comentário:

Postar um comentário