quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Gerindo o material humano - Gestão do Conhecimento


Não há nada de novo, dizer existem cabeças pensantes por trás de tudo é como cover no molhado. Nenhuma estratégia brota da terra, o conhecimento não é absorvido quando se fica exposto ao Sol e as pessoas não se organizam tão facilmente como formigas em fila, instintivamente, em busca de comida.




Já há muito tempo sabesse que a organização de pessoas e principalmente de conhecimento é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de trabalho, haja visto o tão celebre best seller "A arte da Guerra", de Sun Tzu, que foi escrito no século IV a.C., que já pregava de diversas formas o uso da informação, conhecimento, organização humana, etc... como fórmula para o sucesso na guerra.
É possível observar diversas aplicações bem práticas nos dias de hoje no mundo coorporativo ( veja trecho interessantes do livro ).




Mas não é exatamente esse o foco deste post, mas sim traduzir em simples palavras o que querem dizer mais de 10 autores quando escrevem sobre Gestão do Conhecimento.


Das diversas definições resumidas que li, a que mais me agradou foi a de Harvard Business Review, em Gestão do Conhecimento, 2000, onde diz "'... é a maneira com que as empresasgeram, difundem e alavancam seus ativos intelectuais." e ressalta ainda, que apenas recentemente isso emergiu como uma fonte essencial de vantagem competitiva na economia da informação.




Podemos ainda identificar alguns modelos e conceitos associados à Gestão do Conhecimento disseminados
nos últimos anos. Segundo Barclay e Murray, as abordagens variam de acordo com a ênfase, por exemplo:
- Culturais, com ênfase nas relações humanas;
- Reengenharia, com ênfase nas tecnologias de informação e processos de negócio;
- Pensamento sistêmico, com ênfase na compreensão de todo o sistema e das interdependências dos fatores internos e externos que influenciam a organização.

Ficou interessado em saber mais?? Dá uma olhada nesses links bem interessantes a respeito do tema...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_do_conhecimento
Os 3 pilares da gestão de Conhecimento
A Gestão do Conhecimento na prática

Cheers

Nenhum comentário:

Postar um comentário